data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Depois de 10 anos, obra ainda não foi concluída
Junto com a abertura das inscrições e rematrículas para a Educação Infantil da rede municipal do ano que vem, a prefeitura de Santa Maria também anunciou que fará as matrículas de novos alunos para a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Glaci Corrêa da Silva, localizada na Rua Ennio Brenner, no Bairro Divina Providência. A creche foi erguida com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e demorou quase 10 anos para chegar ao estágio atual.
Estado devolve dinheiro para escolas estaduais concluírem obras
A obra, no entanto, ainda não foi finalizada. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a obra está 88% concluída, faltando a instalação de revestimentos de mármore, instalação de uma coifa na cozinha, acabamentos na rede elétrica, drenagem em um muro nos fundos da escola e serviços de jardinagem. Agora, de acordo com o Executivo, a ideia é que a estrutura esteja pronta até o final do ano.
Serão disponibilizadas, aproximadamente, 107 vagas para a creche. Conforme a prefeitura, há, pelo menos, 67 crianças na fila de espera, que foram designadas em 2019 ao berçário e ao maternal, mas que não foram para a EMEI Glaci Corrêa da Silva por ela ainda não ter sido concluída. Com isso, a Smed entrará em contato com os responsáveis dessas crianças e oferecerá, para 2020, as vagas.
MEC quer fundir Capes e CNPq em uma só instituição
Além dessas 67 vagas, devem ser disponibilizadas outras cerca de 40, sendo que, desse montante, 22 já são atendidas no Pré-A e no Pré-B, em uma sala cedida pela EMEF São João Batista, localizada na mesma rua em que a escola Glaci Corrêa da Silva funcionará. Para atender aos alunos, a prefeitura deve convocar oito novos professores, além da diretora e da coordenadora pedagógica.
INSCRIÇÕES
As inscrições de novos alunos podem ser realizadas até o dia 1º de novembro através do site da prefeitura ou presencialmente, em escolas municipais e no Núcleo de Matrículas da Educação Infantil (Alameda Montevideo, 313, 1º andar). No total, 64 escolas da rede municipal de ensino que atendem a Educação Infantil (na zona rural e urbana), poderão atender a esse público.
A confirmação da matrícula do aluno será feita na própria escola, do dia 2 ao dia 6 de dezembro. As as crianças que já possuem inscrição mas não foram contempladas neste ano, precisam realizar nova inscrição no processo seletivo do próximo ano. Alunos que já estão matriculados e desejam permanecer em sua escola precisam efetuar rematrícula na própria instituição. Caso haja o desejo pela transferência, é necessária nova inscrição.